CIIWA em sessão empresarial: sensibilizar para a tomada de decisão em cibersegurança
João Gaspar, membro da Direção da CIIWA, foi o orador que abriu a sessão de um evento interno de sensibilização e formação de um grupo empresarial no domínio da segurança de informação.
O convite à CIIWA foi justificado pela “expertise e a visão externa da nossa associação, como fundamentos para o convite para este evento. Estamos atentos ao CNCS e às atividades da CIIWA e por isso considerámos que seria uma mais valia ter alguém realmente expert nestas matérias que pudesse estar connosco nesta ação”, disse um responsável do grupo.
A apresentação do orador da CIIWA teve como tema Cibersegurança para Decisores”, considerando que o público-alvo do evento incluiu os elementos do board e as primeiras linhas do grupo empresarial.
Numa intervenção de aproximadamente 45 minutos, João Gaspar, que é mestre pela Academia Militar de Lisboa, depois de falar sobre o “estado da arte” da segurança de informação e cibersegurança, salientou a importância das organizações estarem dotadas de “capacidades de resposta” para evitar males maiores, dando como exemplos, que são públicos, os uses cases da EDP e da Maersk.
Salientou a relevância dos riscos e ameaças da cibersegurança para decisores, apontando para a importância da Análise Situacional, a Exposição ao risco e de existir um Programa de Segurança de Informação na organização.
Considerando que a cibersegurança é uma prioridade no negócio, deixou quatro recomendações aos gestores/decisores presentes:
i) Conhecer a maturidade da suaorganização: fazer o diagnóstico dasituação atual.
ii) Atuar numa lógica de orientaçãoao risco: conhecer as áreas mais críticase aplicar um racional de investimento.
iii) Adotar uma estratégia integrada: identificar os riscos e proteger, colocando em destaque o fatorhumano; mas igualmente investir na recuperação e na resposta a incidentes.
iv) Medir a eficácia de segurança: estabelecer métricas claras e utilizá-las para validar e melhoraras práticas de segurança.
Vantagens para associados Individuais
Condições especiais de participação nas ações de formação CIIWA;
Participação em Grupos de Trabalho Especializados;
Acesso privilegiado a eventos (seminários, workshops, sessões públicas);
Acesso prévio aos relatórios e estudos a produzir pela CIIWA e/ou pelos seus parceiros;
Benefícios resultantes de parcerias da CIIWA com outras entidades;
Outros benefícios decorrentes da condição de sócio.
Vantagens para associados Coletivos:
Aos associados coletivos será dada visibilidade instituicional nos nossos variados meios de comunicação, incluindo o site, materiais de Marketing, meios de divulgação de iniciativas, etc., traduzida num significativo reforço da relação e goodwill junto da nossa rede de associados e parceiros. Para além disso encontrarão na CIIWA uma plataforma de criação de conhecimento e convergência de interesses, promotora de futuro.