À semelhança do que aconteceu nos últimos oito anos, ou seja, desde o início da iniciativa, a CIIWA voltou a participar na mais recente edição do exercício Ciber Perseu, que se realizou no passado mês de novembro. Nesta edição, a CIIWA esteve mais uma vez presente enquanto observador retirando lições aprendidas deste exercício, com especial foco na resposta das organizações a ciberataques e no desenvolvimento da liderança colaborativa no contexto da Cibersegurança.
O Ciber Perseu é uma iniciativa do Exército Português que consiste na resposta a um conjunto de incidentes na área da Ciberdefesa durante dois dias, destinado a exercitar e avaliar a capacidade de resposta do Exército, oferecendo também esta oportunidade de treino a outras instituições ou empresas nacionais, face à ocorrência de ciberataques de âmbito nacional e internacional que podem escalar para uma crise no ciberespaço.
O Exercício envolve não apenas o Exército, as Forças Armadas e o Ministério da Defesa Nacional, mas também Delegações de Forças Armadas de Países Amigos, a Comunidade Académica, os Sectores Público e Privado e a Base Industrial de Defesa, os quais também têm participado em edições anteriores.
O exercício termina numa conferência final, em que participam, nomeadamente, as entidades responsáveis pela ciberdefesa e Cibersegurança do Estado.
Curso de Direito no Ciberespaço
Neste âmbito, relembramos que a CIIWA continua a organizar o curso de Direito no Ciberespaço, com a coordenação da Profª Drª Sofia Casimiro, que já vai na sua 3ª edição. Este curso de elevada especialização e mérito reconhecido, tem vindo a contar com uma elevada adesão, afirmando-se na nossa comunidade como uma oferta de excelência.
Fique atento à próxima edição deste curso CIIWA.