A confiança no mundo digital, a segurança de informação e a nova estratégica nacional para a cibersegurança, foram alguns dos temas debatidos no evento realizado pela CIIWA e pelo ISACA Chapter Portugal, numa sessão que celebrou a parceria entre as duas organizações.
Mais de meia centena de pessoas, associados e não associados, participaram ativamente no evento/debate intitulado “Session Ciber. Desafios & Parceria de Futuro”, promovido e organizado em conjunto pela CIIWA e pelo ISACA Chapter Portugal, tendo como pano de fundo os desafios do presente e do futuro da cibersegurança, como a soberania e segurança da informação nas organizações nacionais.
O evento celebrou ainda a parceria estabelecida entre estas organizações associativas, concretizada no final de junho. “A realização de eventos, como este, e a promoção de ações de formação complementares que acrescem valor às organizações e aos participantes, são dois dos principais eixos de atuação que materializam a parceria”, salientaram as organizações.
Realizado nas instalações da Academia Militar, parceiro da CIIWA, o evento iniciou-se com a intervenção de Bruno Marques, vice-presidente da Direção da CIIWA, que destacou a importância desta parceria, e convidou os presentes à reflexão de temáticas atuais e pertinentes como o pensamento sistémico, o valor da informação e as vantagens competitivas para as organizações, bem como a relevância da liderança colaborativa.
Por seu lado, Gonçalo Cadete, vice-presidente do ISACA Lisbon Chapter, destacou as áreas de parceria que poderão fazer crescer esta parceria, dando a conhecer a realidade do que é hoje esta entidade, a nível mundial e nacional, os seus objetivos, prioridades e sobretudo os domínios de atuação, com destaque para a ferramenta COBIT.
CIBERSEGURANÇA
A sessão seguiu com a intervenção (keynote) de Paulo Moniz (Diretor de segurança da informação da EDP/CISO Deputy, e membro da Direção da CIIWA), que centrou a sua apresentação no que considerou ser verdadeiramente novo: “a confiança no mundo digital”, que importa ser trabalhada pelas organizações.
A segunda intervenção (keynote) pertenceu a Nuno Perry, Membro do Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço e da direção da CIIWA, com uma reflexão em torno da nova estratégia de cibersegurança 2019/2023, recentemente publicada em Diário da República, o qual salientou a necessidade de vínculos e compromissos políticos entre os diversos atores para a sua implementação.
A sessão terminou com um debate com a participação de Paulo Moniz, Nuno Perry e Gonçalo Cadete, ao qual se juntou Bruno Horta Soares, presidente do ISACA Lisbon Chapter. Moderado por Idalécio Lourenço, da direção da CIIWA, o debate teve a participação muito ativa da mesa bem como dos participantes na assistência.
OUTROS DESAFIOS
A estratégia de cibersegurança para Portugal, governação, o recurso ao outsourcing, a gestão de crises no ciberespaço, a definição e âmbito do que são Serviços Essenciais (e Operadores de Serviços Essenciais) e a distinção entre Infraestruturas Críticas de Informação e Infraestruturas Críticas, entre outros, foram alguns dos temas que mereceram a intervenção da mesa e dos participantes.